As dificuldades de contar histórias e criar conteúdo no meio jornalístico atual A quinta palestra do evento abordou a migração do jornalista de redação para o marketing de conteúdo no último século

autor: Jornal Jr. | 21 de outubro de 2017
As dificuldades de contar histórias e criar conteúdo no meio jornalístico atual A quinta palestra do evento abordou a migração do jornalista de redação para o marketing de conteúdo no último século" data-share-description="  A 6ª edição do Blogando Bauru voltou do horário de almoço com o maior gás, despertan" data-share-imageurl="http://www.blogando.com.br/site/wp-content/uploads/2017/10/21102017-21102017-Blogando-2017-166-de-25.jpg" data-share-url="http://www.blogando.com.br/dificuldades-criar-conteudo-jornalistico/">

 

A 6ª edição do Blogando Bauru voltou do horário de almoço com o maior gás, despertando um assunto importante para os jornalistas. Aline Sordili e Patrícia Sanches abordaram o tema “futuro do conteúdo jornalístico no meio tecnológico.” A jornalista Aline, que atualmente trabalha para a Record TV, iniciou o painel com a seguinte frase: “Eu encaro toda a área que eu estou como uma grande reportagem”. Para ela, o público é constantemente bombardeado por novas informações no processo de criação de conteúdo.

Em sua análise, o mercado jornalístico se mantém em uma constante briga por audiência. Aline ressalta que as pessoas passam muito tempo conectadas e a nova função do jornalista é se fazer caber no tempo das pessoas. Outro ponto também analisado durante sua apresentação foi que na era do protagonismo, os materiais usados pelos jornalistas diminuíram drasticamente. Antes era necessário carregar mais de três equipamentos para realizar um trabalho que hoje pode ser feito por um Smartphone e facilmente superar o que era feito anteriormente em termos de qualidade e abrangência.  

Para finalizar seu ponto de vista, a palestrante comentou que a comunicação moderna apresenta diversos desafios para o profissional da área. “O mercado digital é um mercado que cresce mesmo com a crise”, ressaltou Aline. O foco é fazer com que o cliente queira comprar o seu produto, mesmo que ele acha que não precisa.

Conteúdo

A jornalista Patrícia Sanches, formada pela Universidade Estadual Paulista ressaltou a emoção que é participar de um evento em uma cidade especial como Bauru, onde iniciou sua trajetória profissional. Após adquirir experiência na Editora Alto Astral, a palestrante começou a trabalhar na NET.

A palestra de Patrícia girou em torno de como contar uma história: “Onde e para quem você quer contar as suas histórias?”, inicia o seu primeiro slide.

“O nosso papel pode ir além de um papel puro e simples dentro de uma redação”. Assim como Aline, é evidente para Patrícia que no atual mercado jornalístico tudo pode ser feito através de uma pequena tela de celular. Somos cercados por um volume absurdo de dados, plataformas interativas e dependemos da resposta imediata do público e da disseminação instantânea de conteúdo. Ela ressaltou que “você se torna responsável por disseminar o seu próprio conteúdo” e que a partir disso, todos podemos ser produtores de conteúdo. É preciso “contar histórias da maneira mais envolvente”, comentou.

Para finalizar, Patrícia apresentou um projeto atual da Instituto NET Claro Embratel, chamado NET Lab. O projeto é responsável para explorar ideias de séries brasileiras para serem veiculadas em canais parceiros da empresa. As inscrições estão abertas até o dia 27 de outubro, através do site.

Conteúdo

As dificuldades de contar histórias e criar conteúdo no meio jornalístico atual A quinta palestra do evento abordou a migração do jornalista de redação para o marketing de conteúdo no último século" data-share-description="  A 6ª edição do Blogando Bauru voltou do horário de almoço com o maior gás, despertan" data-share-imageurl="http://www.blogando.com.br/site/wp-content/uploads/2017/10/21102017-21102017-Blogando-2017-166-de-25.jpg" data-share-url="http://www.blogando.com.br/dificuldades-criar-conteudo-jornalistico/" >
The following two tabs change content below.
Jornal Jr.

Jornal Jr.

A Jornal Jr. é a agência júnior de jornalismo da UNESP de Bauru. Nossa especialidade é a cobertura de eventos jornalísticos através de mídia impressa e eletrônica. Também oferecemos consultoria jornalística a empresas e instituições fora da universidade – como a Sociedade de Zoológicos do Brasil. Além disso, procuramos sempre trazer à tona a importância da ética jornalística na aplicação da profissão.

Comentários

Posts Relacionados

  • Dúvidas comuns sobre Blogando Salvador Leia atentamente caso tenha alguma dúvida.

    Veja Mais

    1) Quais são as formas de pagamento?
    Cartão de crédito (à vista ou parcelado em até 10 vezes); Boleto; Depósito bancário à vista (nesta opção não tem cobrança da taxa da plataforma de inscrição. Solicite os dados da conta em [email protected]).

     

    2) Irei receber os ingressos em casa?
    Não. A sua

  • Marketing digital para empresas: investimento ou gasto? Acesse esses e outros conteúdos em medium.com/blogando

    Veja Mais

    A incorporação da internet alterou, definitivamente, as práticas comerciais e os hábitos dos consumidores.
    Não é possível mais pensar no ciclo de compras do consumidor sem que este passe pelos conteúdos online. O novo consumidor com que as empresas estão lidando assiste a menos televisão, ouve menos rádio e opta por conseguir informações online.
    Um

  • Influenciadores Digitais em cidades do interior, como trabalhar? Acesse esses e outros artigos no medium.com/blogando

    Veja Mais

    Vivemos uma época da comunicação onde os influenciadores digitais ganham muito destaque, as grandes empresas investem cada vez mais nessas pessoa que conseguem engajar milhares de pessoas em torno de um objetivo, eles realmente influenciam as pessoas, seja para o bem ou para o mau.
    Vemos grandes empresas trabalharem com influenciadores, é o caso da Coca

<!-- End Google Tag Manager --