Diversidade e representatividade em campanhas publicitárias são temas da terceira palestra do Blogando Bauru 2017 Danielle Pinheiro e Caco Baptista compartilharam experiências e opiniões em relação ao assunto.

autor: Jornal Jr. | 21 de outubro de 2017
Diversidade e representatividade em campanhas publicitárias são temas da terceira palestra do Blogando Bauru 2017 Danielle Pinheiro e Caco Baptista compartilharam experiências e opiniões em relação ao assunto." data-share-description="A representatividade nunca foi tão exigida do público como hoje. Marcas e produtos têm movimentad" data-share-imageurl="http://www.blogando.com.br/site/wp-content/uploads/2017/10/Blogando2017-0015-e1508603850141.jpg" data-share-url="http://www.blogando.com.br/diversidade-representatividade-campanhas/">

A representatividade nunca foi tão exigida do público como hoje. Marcas e produtos têm movimentado o mercado com propagandas mais respeitosas e voltadas para a diversidade.

Esse foi o tema do terceiro bate-papo do Blogando, neste sábado. Como convidados estavam Caco Baptista, publicitário e atual “Community Manager” da Avon e Danielle Pinheiro, atual coordenadora de conteúdo do Bradesco.

Diversidade

Bate-papo foi mediado pela nossa curadora Liliane Ferrari

O que eles têm em comum é simples: suas campanhas foram as últimas a movimentarem o mercado da publicidade associada à representatividade.

Caco e Danielle começaram a palestra trazendo vídeos de algumas das campanhas de suas marcas que incluíam diversidade e representatividade. Em seguida, a discussão teve início com a presença da curadora do Blogando, Liliane Ferrari, como mediadora do debate.

Danielle começou dizendo que a inclusão de assuntos como diversidade e representatividade acontece, no geral, a partir da iniciativa de funcionários da empresa. Segundo ela, as pessoas passam grande parte da sua vida no trabalho e é, por isso, que faz sentido inserir assuntos de importância social nos projetos do dia a dia. “A marca é feita por nós”, salientou.

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, a coordenadora de conteúdo do Bradesco também afirmou que essa nova proposta de inclusão adotada por algumas marcas acontece “de maneira natural, genuína, não é oportunismo.” O objetivo é dar espaço pra quem não tinha voz nesses meios. Caco concordou que as campanhas são feitas “por pessoas para pessoas” e que isso nunca deve ser perdido. A vontade de dialogar e fazer seu público se sentir representado pela marca é extremamente importante. “Enquanto isso for secundário em meio a todas as outras questões, nós não avançamos”, concluiu.

Diversidade

Público participou ativamente com perguntas sobre o tema

Em seguida, a discussão da palestra ficou mais inflamada quando o assunto tratou sobre a influência que os meios de comunicação exercem nas pessoas. Caco acredita que a comunicação molda a opinião das pessoas e é preciso enxergar a responsabilidade que isso traz. “Através da comunicação, a gente pode sim mudar o contexto de vida de muitas pessoas”, disse.

Os convidados também comentaram sobre as dificuldades que enfrentam ao tentar incluir assuntos como diversidade e representatividade em suas campanhas. Danielle disse que já enfrentou críticas pejorativas em sua empresa: “A gente já ouviu ‘Nossa! Que banco de esquerda!'”. No entanto, a palestrante afirmou que, às vezes, as pessoas só querem polemizar, não realmente iniciar uma discussão sobre o assunto tratado.

A reflexão que ficou, após as perguntas interessadas da plateia, foi a de que a inclusão da representatividade e da diversidade nas campanhas das marcas é muito importante porque a comunicação tem o poder de influenciar as pessoas. Sentir-se representado pelas marcas é, cada vez mais, um fator determinante no momento da compra. Danielle deseja que cada campanha promovida não seja apenas mais um post na timeline das pessoas, mas que aquilo a toque de alguma maneira ou promova uma reflexão.

Diversidade e representatividade em campanhas publicitárias são temas da terceira palestra do Blogando Bauru 2017 Danielle Pinheiro e Caco Baptista compartilharam experiências e opiniões em relação ao assunto." data-share-description="A representatividade nunca foi tão exigida do público como hoje. Marcas e produtos têm movimentad" data-share-imageurl="http://www.blogando.com.br/site/wp-content/uploads/2017/10/Blogando2017-0015-e1508603850141.jpg" data-share-url="http://www.blogando.com.br/diversidade-representatividade-campanhas/" >
The following two tabs change content below.
Jornal Jr.

Jornal Jr.

A Jornal Jr. é a agência júnior de jornalismo da UNESP de Bauru. Nossa especialidade é a cobertura de eventos jornalísticos através de mídia impressa e eletrônica. Também oferecemos consultoria jornalística a empresas e instituições fora da universidade – como a Sociedade de Zoológicos do Brasil. Além disso, procuramos sempre trazer à tona a importância da ética jornalística na aplicação da profissão.

Comentários

Posts Relacionados

  • Dúvidas comuns sobre Blogando Salvador Leia atentamente caso tenha alguma dúvida.

    Veja Mais

    1) Quais são as formas de pagamento?
    Cartão de crédito (à vista ou parcelado em até 10 vezes); Boleto; Depósito bancário à vista (nesta opção não tem cobrança da taxa da plataforma de inscrição. Solicite os dados da conta em [email protected]).

     

    2) Irei receber os ingressos em casa?
    Não. A sua

  • Marketing digital para empresas: investimento ou gasto? Acesse esses e outros conteúdos em medium.com/blogando

    Veja Mais

    A incorporação da internet alterou, definitivamente, as práticas comerciais e os hábitos dos consumidores.
    Não é possível mais pensar no ciclo de compras do consumidor sem que este passe pelos conteúdos online. O novo consumidor com que as empresas estão lidando assiste a menos televisão, ouve menos rádio e opta por conseguir informações online.
    Um

  • Influenciadores Digitais em cidades do interior, como trabalhar? Acesse esses e outros artigos no medium.com/blogando

    Veja Mais

    Vivemos uma época da comunicação onde os influenciadores digitais ganham muito destaque, as grandes empresas investem cada vez mais nessas pessoa que conseguem engajar milhares de pessoas em torno de um objetivo, eles realmente influenciam as pessoas, seja para o bem ou para o mau.
    Vemos grandes empresas trabalharem com influenciadores, é o caso da Coca

<!-- End Google Tag Manager --