Influenciadores Digitais em cidades do interior, como trabalhar? Acesse esses e outros artigos no medium.com/blogando

autor: Blogando | 20 de fevereiro de 2018

Vivemos uma época da comunicação onde os influenciadores digitais ganham muito destaque, as grandes empresas investem cada vez mais nessas pessoa que conseguem engajar milhares de pessoas em torno de um objetivo, eles realmente influenciam as pessoas, seja para o bem ou para o mau.

Vemos grandes empresas trabalharem com influenciadores, é o caso da Coca Cola, que trabalha muto forte com esse público, eles só colocam em suas campanhas pessoas que trabalhem muito bem com as mídias digitais, não só com o seu canal no Youtube, precisa trabalhar muito bem o Instagram, principalmente as histórias.

Na semana passada mesmo tivemos uma polemica bem grande com o governo tentando patrocinar influenciadores do linkedin para falar bem da reforma da previdência, não entrando no mérito de se é certo ou errado, mas isso mostra a força dessa rede que é bem nichada.

Mas algo sempre passa pela cabeça dos profissionais, “Ok, influenciadores são legais para grandes empresas, atuando em capitais, mas e pra gente aqui do interior, como trabalhamos?” Bom… é uma pergunta bem difícil de se responder por que comunicação infelizmente não é simples, mas vamos lá.

Sabemos que trabalhar comunicação no interior é muito diferente de trabalhar em capitais, principalmente pela questão de verba e de público, se o público do influenciador for grande na capital, isso faz com que o custo beneficio da ação não seja interessante, pois você vai dar um tiro de canhão para acertar um alvo muito menor.

Realmente os influenciadores atuam mais em capitais, pois é onde o dinheiro está mais concentrado, também por que tem mais concentração de pessoas e o público desses influenciadores costumam ser mais fortes nessas cidades, isso vem muito pelos influenciadores buscarem público simplesmente para aumentar seu número, acaba que tem um numero grande, mas todos espalhados em diversas partes do país, que diluído fica um público sem representatividade, poucos influenciadores pensam localmente, ai pode estar uma chave para o sucesso.

Pensem comigo, o que é mais forte, 10 mil pessoas em uma cidade ou 500 mil espalhadas em um país de 200 milhões de pessoas? a resposta é bem obvia, mas muitos influenciadores não pensam assim.

Porém, tem muita gente ligada nisso, agindo localmente e engajando o público de sua cidade, isso não vem de hoje em dia, as colunas sociais de jornal sempre agiram localmente, sempre tivemos pessoas influentes em suas cidades, isso só passou para o mundo digital.

Um caso interessante é daqui de Ponta Grossa, temos vários influenciadores atuando aqui, muitos com números bem altos de inscritos, porém espalhados pelo país, observando isso, as meninas do Canal Lado Avesso resolveram agir localmente, trabalham eventos aqui na cidade e engajam o público daqui, isso fez com que elas mesmo com números mais baixos que das outras youtubers, tenham mais representatividade dentro da cidade e consigam trabalhar isso como um negócio, fechando parcerias e patrocínios.

Ok, e eu como profissional de comunicação, como trabalho isso?

Olhe em sua volta, com certeza tem alguém que seja influente em sua região, pode não ser um canal ou site, olhe no Instagram, você vai achar alguém…. mas não foque nos números, foque no engajamento, quanto essa pessoa consegue fazer com que outras interajam com o conteúdo dela, ai pode estar uma grande oportunidade de parceria.

Escolhendo um influenciador local, o custo da ação ficará viável, pois você vai atingir um público bem menor, apenas o público que você deseja, que é o da sua cidade.

Pensamos em influenciadores e pensamos em Felipe Neto, Kefera e outros nomes grandes, mas o influenciador que é útil para você as vezes é a menina que mora na sua rua, que conhece muita gente e produz conteúdo nas redes.

É o famoso “pense globalmente e aja localmente” isso nunca foi tão verdade na internet.

The following two tabs change content below.
Promover networking e compartilhar conhecimento entre os interessados nas áreas das novas mídias digitais, comunicação e marketing digital.

Posts Relacionados

  • Dúvidas comuns sobre Blogando Salvador Leia atentamente caso tenha alguma dúvida.

    Veja Mais

    1) Quais são as formas de pagamento?
    Cartão de crédito (à vista ou parcelado em até 10 vezes); Boleto; Depósito bancário à vista (nesta opção não tem cobrança da taxa da plataforma de inscrição. Solicite os dados da conta em [email protected]).

     

    2) Irei receber os ingressos em casa?
    Não. A sua

  • Marketing digital para empresas: investimento ou gasto? Acesse esses e outros conteúdos em medium.com/blogando

    Veja Mais

    A incorporação da internet alterou, definitivamente, as práticas comerciais e os hábitos dos consumidores.
    Não é possível mais pensar no ciclo de compras do consumidor sem que este passe pelos conteúdos online. O novo consumidor com que as empresas estão lidando assiste a menos televisão, ouve menos rádio e opta por conseguir informações online.
    Um

  • Influenciadores Digitais em cidades do interior, como trabalhar? Acesse esses e outros artigos no medium.com/blogando

    Veja Mais

    Vivemos uma época da comunicação onde os influenciadores digitais ganham muito destaque, as grandes empresas investem cada vez mais nessas pessoa que conseguem engajar milhares de pessoas em torno de um objetivo, eles realmente influenciam as pessoas, seja para o bem ou para o mau.
    Vemos grandes empresas trabalharem com influenciadores, é o caso da Coca

<!-- End Google Tag Manager --