Marketing digital para empresas: investimento ou gasto? Acesse esses e outros conteúdos em medium.com/blogando

autor: Blogando | 20 de fevereiro de 2018
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A incorporação da internet alterou, definitivamente, as práticas comerciais e os hábitos dos consumidores.

Não é possível mais pensar no ciclo de compras do consumidor sem que este passe pelos conteúdos online. O novo consumidor com que as empresas estão lidando assiste a menos televisão, ouve menos rádio e opta por conseguir informações online.

Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 47% dos consumidores com acesso à internet têm o hábito de sempre fazer pesquisas online, antes de concretizar uma compra em loja física.

Em tais buscas, os tipos de informações mais procuradas são os preços (30%), os detalhes e as características dos produtos ou serviços (12%) e a opinião de outros clientes (5%). Somente 13% dos entrevistados compram em lojas físicas sem fazer qualquer consulta prévia no ambiente online.

Os dados coletados na pesquisa, realizada em todas as capitais do Brasil e divulgada em agosto do ano passado, são referentes ao ano de 2017, o que nos faz concluir que a importância dos conteúdos online irá somente a aumentar, já que a presença da internet nos hábitos do consumidor tende a ser cada vez maior.

Outra importante constatação é que os dados não são relativos aos e-commerces, mas sim, a lojas físicas. Isso indica que mesmo as marcas que não praticam o comércio online, precisam ter uma presença efetiva no meio digital.

Mesmo com tais informações, ainda nota-se uma grande recusa por parte de alguns gestores, principalmente das pequenas e médias empresas, em investir em marketing digital.

Se o consumidor está online, por que as algumas empresas ainda estão relutantes em investir em marketing digital?

A resistência do empresário diante do marketing digital

Quando se fala em investimento em marketing digital, os empresários que ainda não aderem a essa prática, justificam afirmando que não julgam necessário, ou que o retorno não compensa o custo.

Somado a isso, a familiaridade com as plataformas digitais, sobre tudo com as mídias digitais, acarretam ao marketing digital certo aspecto de “faça você mesmo”. O mínimo entendimento das ferramentas, para muitos, já é o suficiente.

Como consequência, as empresas conquistam resultados pífios, pois não há qualquer compreensão sobre a estrutura que compõe o marketing online.

O marketing digital, para conquistar o resultado que lhe é atribuído, deve ser planejado e executado por profissionais especializados. Somente pessoas capacitadas serão capazes de dimensionar toda a estrutura que envolve as ações digitais e colocá-las em prática.

Toda mudança de modelo corporativo encontra resistência. Porém, o empresário, ao recusar investir em conteúdo online, está, na verdade, se recusando a colocar sua marca na nova estrutura do mercado.

O papel do marketing digital na nova economia

Como dito, a postura do consumidor mudou. As velhas formas de apresentar produtos e serviços, de conquistar e fidelizar clientes, não se encaixa nestes novos conceitos.

O cliente atual tem muito mais proximidade com as marcas e faz proveito isto. Táticas obsoletas de marketing estão sendo sumariamente ignoradas pelo público.

Há hoje maior possibilidade de contato, personalização e diferenciação, o que exige que as empresas ofereçam não apenas um bom produto, mas também conceitos, valores e um posicionamento adequado. Os clientes querem conversar com a marca e o querem imediatamente.

Fazer marketing digital não é apenas criar conteúdo online. Envolve compreender o papel das mídias digitais para o consumidor, criando uma comunicação eficiente, desenvolvendo estratégias assertivas e monitorando os resultados obtidos.

Marketing digital como um investimento fundamental

Criando novas possibilidades para empreendedores e mudando as velhas práticas de gestão, a transformação digital está alterando a cara dos negócios. Para manter-se competitivo no mercado, é preciso estar atendo e aberto às novas soluções tecnológicas que estão surgindo.

As inovações não só criam novos recursos, permitindo estratégias mais assertivas, elas, acima de tudo, condenam ao esquecimento as marcas que se recusam a aceitar o novo. Por isso, investir em conteúdos online deixou de ser uma opção.

Na Era da Informação, o marketing digital não pode ser tratado como simples diferencial para as empresas?—?é o requisito básico para criar expressão e relevância diante dos consumidores e posicionar a marca a frente da concorrência.

Trata-se, portanto, de um investimento essencial para as marcas, responsável por alcançar resultados reais e consistentes, que serão convertidos em clientes de qualidade, além de prestígio e destaque para as empresas.

As marcas devem estar onde os seus consumidores estão.

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