Storytelling: O “Era uma vez” nos seus negócios

autor: Bruna Calazans | 29 de março de 2017

Você certamente já ouviu falar em “Storytelling”! Não?! Nada mais é do que a transmissão de conhecimento através de gerações, trazendo para o mundo dos negócios: “ferramenta de comunicação estruturada em uma sequência de acontecimentos que apelam a nossos sentidos e emoções” –  Antonio Núñez.

Mas já pensou na possibilidade de contar histórias envolventes que se vendam sozinhas? Qual a demora?

“Storytelling é uma das formas mais poderosas de dar vida a sua marca, sendo um dos principais componentes de uma estratégia de marketing de conteúdo. Uma boa história é autêntica, criativa, faz conexão emocional e pessoal, inspira a ação e leva o público a uma viagem com a marca”, afirma Henrique Carvalho.

E o que não falta é canal para contar essas historinhas, prender a atenção do público e alavancar a sua marca. A campanha pode percorrer vários meios (redes sociais, TV, rádio) ao mesmo tempo – se adequando a cada um – e engajar diferentes públicos. Os resultados com clientes e vendas podem ser inovadores e surpreendentes.

Uma dica é trabalhar de modo que o público se identifique com o que está sendo contado. Elos de identificação que podem ser impulsionados através da emoção, inspiração, riso ou choro.

Dentre exemplos de marcas com storytellings de sucesso estão: Havaianas, Disney, Red Bull, Fiat, Sky, Coca-Cola, Nike, dentre outras.

Inserir vídeo das Havaianas:

 

Inserir vídeo da Sky:


Cases que mostram a utilização da narrativa para impactar os públicos, uma estratégia completamente com foco na comunicação de uma marca. E você, está esperando o que para contar uma boa história e se conectar ainda mais com os seus stakeholders?

Nesse infográfico, Henrique Carvalho, mostra a importância do storytelling para os negócios e tudo o que você precisa saber para criar histórias eficazes para a conexão entre sua marca e o seu público de interesse.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:

NÚÑEZ, Antonio. ¡Será mejor que lo cuentes!, 2007.

Viver de Blog

XAVIER, Adilson. Storytelling: Histórias que deixam marcas. Best Business, Rio de Janeiro, 2015.

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Bruna Calazans

Bruna Calazans

Mestranda em Cultura & Sociedade (Pós-Cultura/UFBA). Bacharel em Relações Públicas (UNEB). Capacitação na área de Gestão Cultural, Administração Pública da Cultura e Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos. Pesquisadora (apaixonada) em mídias alternativas, midiativismo, cultura e desenvolvimento.

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